A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Águas Santas deu início ao "Festival de Leitura da Maia - Fase Escolar", uma atividade que envolve diferentes anos de escolaridade e tem como principal objetivo promover o prazer de ler.
Os alunos já iniciaram a leitura das obras selecionadas para a fase escolar deste concurso cujas provas terão lugar em janeiro.
Os alunos vencedores irão participar na fase municipal do Festival, representando o nosso agrupamento.
Mais do que uma competição, este é um momento de descoberta, convívio e diversão, onde ler é mesmo uma festa.
De 6 a 14 de outubro, o escritor e apicultor Paulo Santos percorre as escolas do nosso agrupamento, apresentando a crianças e alunos o projeto “A Cuscas”.
A personagem principal, a abelha Cuscas, conduz os leitores numa viagem por cidades e monumentos do nosso país, assinalando a importância das abelhas na vida do nosso planeta.
Através de uma linguagem simples, divertida e cativante, o autor procura incentivar nos alunos o gosto pela leitura e pela observação do mundo que os rodeia.
Com esta iniciativa, e no âmbito do seu plano de ação, a Biblioteca Escolar visa fomentar e desenvolver atitudes de conservação da biodiversidade e do equilíbrio ambiental, em trabalho colaborativo com os docentes.
As crianças do pré-escolar e os alunos do 2.º ano do Centro Escolar da Gandra acolheram, na Biblioteca, a escritora Marisa Pedrosa e o ilustrador Ruben Zacarias que apresentaram a história "As sete magias", despertando a curiosidade de todos os presentes para a magia das emoções e sensações. Todos se envolveram na narrativa e na elaboração da ilustração, em aguarela, da Papoila, personagem principal da obra.
No final de cada sessão, a escritora autografou vários livros e o ilustrador ofereceu a cada grupo as ilustrações elaboradas.
Realizou-se no dia 17 de março, na Biblioteca Municipal da Maia, o II Festival de Leitura da Maia. As obras selecionadas para as provas dos diferentes níveis são da autoria de Ondjaki.
O nosso agrupamento fez-se representar por 14 alunos - Alicia Neves, Ana Carolina Verde, Lara Miranda Prado, Rafael Azevedo, João Oliveira, Marta Brites de Sousa, Laura Alonso Frias, Mariana Bertoquini, Joana Bartolomeu Cardoso, Gustavo Jorge Couto, Diogo Pinto, Maria Lopes, Leonor Sôlha e Tiago Monteiro - que, de forma entusiástica, defenderam as obras selecionadas para o concurso.
Durante a manhã, e após a realização da prova escrita, os alunos dirigiram-se ao Auditório do Fórum da Maia onde assistiram a um espetáculo alusivo à obra D.Quixote de la Mancha de Miguel Cervantes.
Realizou-se, no mês de janeiro, o concurso de leitura "Ler ou Lerdar? A escolha é tua!" dirigido aos alunos do 1.º ciclo ao ensino secundário.
Foram vencedores os alunos:
1.º ciclo
EB1 de Corim: Alicia Neves - 4.ºB e Ana Carolina Boloto Verde - 4.ºA
EB1 de Gandra: Lara Dinis Miranda Prado - 4.ºB e Rafael José Santos Azevedo - 4.ºC
EB1 de Moutidos: João Oliveira - 4.ºB e Marta Brites de Sousa - 4.ºB
EB1 de Pícua: Laura Alonso Frias - 4.ºA e Mariana Bertoquini - 4.ºA
2.º ciclo: Joana Bartolomeu Cardoso, n.º10, 6.º G e Gustavo Jorge da Silva Couto, n.º10, 6.ºH
3.º ciclo: Diogo Pinto, n.º7 - 8.ºB e Maria Lopes, n.º 14, 8.ºB
Ensino secundário: Leonor Sôlha, n.º11, 11.ºC e Tiago Miguel Barreto Monteiro, n.º16, 11.ºB
Estes alunos vão representar o Agrupamento no II Festival de Leitura da Maia que se realiza no dia 17 de março, na Biblioteca Municipal da Maia.
Ao longo do mês outubro, as crianças do pré-escolar e os 1.º e 5.º anos visitaram as Bibliotecas das escolas do agrupamento .
Com base no guia do utilizador, foram-lhes apresentadas as principais regras de funcionamento das Bibliotecas nas suas diferentes vertentes: leitura para informação e estudo, pesquisa de informação, empréstimo domiciliário, leitura presencial / por fruição, entre outras.
No final da sessão, todos receberam um marcador de página para utilizar nas suas leituras.
A escritora visitou as Bibliotecas das EB1/JI para apresentar às crianças do Pré-Escolar e aos alunos do 1º ano o seu livro “Dusukun Belebeçeba e o colar da afeição”, uma homenagem ao amor, à ternura e à magia de um menino com uma enorme força de viver. A apresentação terminou com uma sessão de autógrafos.
Decorreu, no dia 22 de outubro, na escola sede, o encontro do escritor André Rubim Rangel com as turmas 10.º C e 11.º E. O escritor realçou o facto de ser também professor e jornalista e deu a conhecer a sua obra literária marcada pela defesa de valores como a solidariedade, o humanismo e a multiculturalidade. Esta sessão foi enriquecida com perguntas colocadas ao autor por alunos e docentes.